20.12.10

12 - HISTÓRIA DO CORAL MUNICIPAL VOZES DE CANARANA


Coral em 1990 - Maestro Celso da Silva.
O Coral Municipal Vozes de Canarana foi criado no mês de abril de 1990,  quando era prefeito Darci Jesus Romio, vice-prefeito Guido Afonso Rauber e Secretária de Educação e Cultura Ivete Vaniz Romio.  Seu primeiro regente foi o Professor Celso da Silva e sua primeira apresentação aconteceu no dia 14 de julho de 1990 durante a solenidade de inauguração do novo prédio do Fórum. Sua segunda exibição foi na inauguração da Creche Menino Jesus no dia 26 de julho de 1990. O primeiro local de ensaios do coral foi uma academia de ginástica situada na Rua Miraguaí, onde hoje foi construído o Hotel Ipê.
O Coral foi criado para abrilhantar as solenidades de inauguração de obras, atós públicos,  datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Município e Dia da Pátria, festas religiosas como Natal e Páscoa, celebrações e aniversários de casamentos, encontros de idosos,  eventos culturais e sociais.
O segundo regente do Coral Municipal foi o Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Ildo Schlender, que atuou nos anos 1992 a 1994. Neste período os ensaios do coral eram realizados no Recanto do Maracujá, de propriedade de Arlindo Schwantes, onde na época funcionava o NEP – Núcleo de Educação Permanente, mais tarde transformado em Escola de Suplência.
O terceiro maestro do Coral Municipal Vozes de Canarana foi o cantor e compositor gaúcho Algacir Costa. Ele dirigiu o coral  entre os anos 1994 a 1996. Como marca do seu trabalho nos deixou a música “Terra Esperança” cuja letra foi  composta por ele no dia 15 de abril de 1994 e a música no dia 23 de abril de 1994.  Com ele em Canarana estava o seu filho Diamandú Costa, que hoje é um dos melhores violonistas do Brasil.
A quarta regente do coral foi a Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Eliane Mutz. Seu trabalho em Canarana foi realizado durante os anos 1997 a 2000.  Neste período os ensaios do coral foram realizados na própria igreja da IECLB, situada  ao lado da Praça Siegfried Roewer. Uma das apresentações mais marcantes do coral  durante esse tempo foi na celebração do casamento da pastora com  o engenheiro civil Sidnei Heinchen.
O quinto regente do Coral Municipal foi Carlos Fabiano Oliveira Barbosa, que foi contratado pela Prefeitura com a participação do Centro Cultural e Artístico de Canarana. Ele iniciou suas atividades no dia 1º de abril de 2002 e permaneceu somente um mês na função.
O sexto maestro do Coral foi Ocidenes Costa e Silva, que também foi trazido para Canarana através do Centro Cultural e Artístico.  Sua primeira atuação na cidade aconteceu  no dia 11 de maio de 2002 durante uma festa em homenagem as mães promovida pela TV Serra Dourada. Vindo de Brasília, transferiu-se em definitivo no dia 20 de julho de 2002.  A primeira apresentação oficial do Coral, após a contratação do novo maestro, foi durante a Festa de 30 anos de Colonização de Canarana, no pátio da IECLB, no dia 28 de julho de 2002, com a música “Grandioso és Tu”.
Nos primeiros meses do maestro Ocidenes os ensaios do coral foram realizados no prédio da antiga Fox Informática de Marino Shaffer, na Rua Tuparandi nº 81.  Posteriormente os ensaios passaram a ser feitos na residência de Bertoldo Diehl, na Avenida Rio Grande do Sul nº 337. 
A sétima maestrina do Coral Municipal foi Mirian Silva, que atuou nos anos 2005 a 2007. A oitava regente foi Esmeralda Bispo, atuando desde o ano 2008. Esse histórico contou com  diversos  colaboradores, entre eles a Sra. Hildi Grün, que participou do coral  desde a sua criação  até hoje. 
Coral Municipal juntamente com o coral da EMEB Pioneiros em 15/02/11

Coral em 2006 - maestrina Mirian Silva
Coral em 1992 - maestro Ildo Schlender.
Coral em 2002 - Maestro Ocidenes.
Coral em 1997, maestrina Eliane Mutz

Nenhum comentário:

Postar um comentário