25.12.10

07 - HISTÓRIA DO MONUMENTO DO AVIÃO

Texto de Arlindo Schwantes e Domingos Finato 

“Muita gente  pergunta sobre a origem, o significado e a história do avião/monumento da Praça Siegfried Roewer de Canarana que se tornou um símbolo de identificação da cidade. (Aquela cidade onde tem um avião na praça). O Douglas DC-3 – A VACA – Viação Aérea Canarana – começou a voar a serviço da colonização nesta região no final do ano de 1975, transportando agricultores e outros interessados em se transferirem para esta região. 

Há pessoas que informam que o avião trouxe os primeiros moradores de Canarana, mas isto não é correto porque em 1975 a vila de Canarana já estava consolidada e os primeiros moradores vieram em 1972. 

O que salvou o avião do sucateamento foi a visão histórica que teve o então Administrador Municipal Luiz Cancian como chefe do Poder Executivo em sua primeira gestão, transportando-o, em 1981, do antigo aeroporto para a praça central onde se transformou em monumento histórico. 

“O nosso avião – Prefixo PP-YPU – foi fabricado e montado pela Douglas Aircraft Corporation em sua fábrica em Oklahoma City, no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.

O avião é do tipo Douglas C-47-5-DK, conforme especificações da época, com número de série 12.303.
Em 11 de janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, com prefixo 42-92496, foi entregue para a USAAF (United  States Air Force – Força Aérea dos Estados Unidos).
Em 05 de fevereiro de 1944, com o prefixo FZ 697 foi transferido à RAF (Royal  Air Force – Força Aérea da Grã-Bretanha).
A partir de 16 de maio de 1944 ficou baseado em Leicester East na 107ª Unidade de Treinamento Operacional.
Em 01 de março de 1945 foi transferido para a 1333ª Unidade de Transporte em Leicester East,  unidade essa transferida em 25 de outubro de 1945, após a guerra, para Syerston.
O avião foi desativado e em 17 de julho de 1946 adquirido pela Canadian Ltd. De Montreal, no Canadá.
Em 13 de dezembro de 1946, foi vendido e entregue para a Linhas Aéreas Natal, RN, com o prefixo PP-JAB.
A Linhas Aéreas Natal foi absorvida pela Real Transportes Aéreos em dezembro de 1950 e a aeronave foi re-registrada como PP-YPU.
Em agosto de 1961 a Real Transportes Aéreos foi adquirida pela Varig e o avião permaneceu com a matrícula(prefixo) PP-YPU.
Em 1969 foi vendido pela Varig para a Caraíba Metais S.A. , uma empresa do Grupo Baby (Francisco) Pignatari e registrado em 21 de março de 1972.
Em 21 de maio de 1976 foi definitivamente entregue à Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda – COOPERCOOL – com sede em Barra do Garças-MT, após ter sido anteriormente registrado na Conagro S.C. Ltda.
O Avião parou de voar em 1980 e desde 1981 encontra-se em exposição estática em Canarana – MT.
Vemos que, pelo registro de sua história, o nosso avião/monumento lutou na Segunda Guerra Mundial como integrante da Força Aérea da Grã-Bretanha onde os C-47 eram conhecidos como Dakoka. O nosso era um Dakota III.
Quando foi adquirido pela Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda o avião já tinha voado 34.887 horas e 36 minutos.
Estes dados históricos do nosso avião nos foram gentilmente cedidos pela Senhor Martin Bernsmüller de Porto Alegre – RS, que durante muitos anos trabalhou na Varig e na Lufthansa como comissário de bordo e hoje trabalha em uma agência de viagens.
Como vemos o Senhor Bernsmüller forneceu um histórico completo. Ele próprio é quem destaca as qualidades do velho, mas bom DC-3 nos quais muito voou.
O seu hobby é colecionar fotografias de aviões comerciais das quais já possui um acervo de mais de 30.000 exemplares e registrar a história dos aviões que voam e especialmente dos que voaram no Brasil.
Ele tomou conhecimento da existência deste avião através de uma reportagem da Zero Hora de Porto Alegre sobre colonizações gaúchas onde o avião foi retratado”.
Além desta bela história escrita por Arlindo Schwantes, irmão do Colonizador Norberto Schwantes, é bom acrescentar que a iniciativa de tornar esse avião um monumento partiu do então gerente da Coopercol Guido Afonso Rauber.  O mérito do então presidente da Coopercol Bertholdo Grubert e do Administrador Luiz Cancian foi o de acolher a idéia que Guido apresentou e colaborar para a sua efetivação. A inspiração que levou Guido Rauber ter essa idéia de tornar o avião um monumento veio de uma praça existente na cidade de Canoas-RS, que também tem um avião como monumento.

12 comentários:

  1. BOA TARDE.TEMOS QUE LEMBRAR TAMBEM QUE EM 1981,NÃO SEI PRECISAR A DATA EXATA FOI CRIADO EM CANARANA O CMD-CONSELHO MUNICIPAL DE DESPORTOS QUE NA ÉPOCA PROMOVEU VÁRIOS TORNEIOS E CAMPEONATOS EM TODAS AS MODALIDADES ESPORTIVAS,INCLUSIVE CRIOU-SE NA ÉPOCA SELEÇÕES DE FUTSAL E FUTEBOL DE CAMPO QUE PARTICIPARAM DE CAMPEONATOS REGIONAIS,SEU PRIMEIRO PRESIDENTE E FUNDADOR FOI O SR, NATAL GARIBALDO SOPRAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci Canarana nos anos 80
      Tenho foto do Dc3. Muita saudade. Lembro bem do amigo Ari masmman com quem tomei algum chimarão,apesar de ser mineiro.

      Excluir
  2. Cida lopes31/1/18 17:25

    Adorei a história de Canarana e do avião obrigado pelas informações moro em juruena mais amo esse mato Grosso imenso

    ResponderExcluir
  3. Qual a capacidade de carga do avião

    ResponderExcluir
  4. Orgulho de ter morado em Canarana.
    Abrçs ao Sr Gregorio Sr Floriano pessoal da Ferticana e Agrobom. Um abração ao Renato da Rosa Jonicley e todos os grandes colegas wue fiz em Canarana.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! É importante um legado desses carregado de histórias para que as gerações futuras conheçam

    ResponderExcluir
  6. Aeronave Fantástica ....saber que naquela época tudo muito precário e canarana tinha expressão pelos ares.Pessoas com visão futura.Saudoso Norberto

    ResponderExcluir
  7. Ótima história maravilhosa

    ResponderExcluir
  8. Otima história .
    Asim naõ da chance pra mentirosos se aproveitar de uma lida trajetoria desse avião

    ResponderExcluir
  9. Excelente matéria muito emocionante.miito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Mabson Roger13/11/22 11:26

    Moro em Cuiabá e tenho uma foto tirada a este avião no dia 10/09/2018

    ResponderExcluir