27.12.10

05 - HISTÓRIA D FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE CANARANA

A Fundação Pró-Memória de Canarana nasceu a partir do trabalho de um grupo de pioneiros e lideranças do Município que começaram se reunir para encontrar uma forma de organizar e expor os objetos, fotografias e documentos que fazem parte da história da colonização. Essa necessidade vinha sendo levantada a mais tempo pelo Sr. Arlindo Schwantes, irmão do Colonizador Norberto Schwantes.
O sonho começou virar realidade quando o Sr. Orlando Roewer, que foi o diretor técnico da Cooperativa de Colonização 31 de Março, se deslocou de Cuiabá e passou de casa em casa convidando as pessoas para uma reunião para debater o assunto.
A reunião foi realizada no dia 15 de julho de 2003, na Câmara de Vereadores, ocasião que foi formada a Comissão Organizadora do Projeto Pró-Memória tendo como presidente o Sr. Augusto Dunck, secretária Noeli Maria Dunck Dalosto e membros: Osvino Vargas, Margarida Buehler Zich, Eugênio Tonial, Renata Vieira, Marilei Bier, Gentil Dalmolin, Edelgard Elsi Geib Gnadt, Enio Heinche Haas, Ismar Grubert e Anibaldo Pommer. Essa reunião foi coordenada pelo Sr. Orlando Roewer.
O projeto proposto pela comissão compreendia três etapas: Memorial Norberto Schwantes, Museu do Imigrante e Centro Histórico.
No dia 16 de julho de 2003 a comissão se reuniu novamente para dar encaminhamento às ações iniciando com a discussão sobre o local para construção do Arquivo Histórico. Foram propostos locais como o canteiro da Avenida Rio Grande do Sul, a Praça Central Siegfried Roewer e o lote do antigo prédio da Prefeitura que foi destruído pelo incêndio.
Para realizar esse trabalho a comissão decidiu pela criação da Fundação Pró-Memória ficando o Sr. Arlindo Schwantes como assessor da elaboração do Estatuto e o Sr. Orlando Roewer para buscar informações junto a Fundação Julio Campos em Cuiabá. A comissão coordenadora provisória pró-fundação foi formada pelo presidente Augusto Dunck, vice-presidente Anibaldo Pommer, secretária Noeli Maria Dunck Dalosto e vice-secretário Domingos Finato.
Após as reuniões dos dias 22 de julho, 05 de agosto e 10 de outubro de 2003, foi realizada a Assembléia Geral de instituição da Fundação Pró-Memória de Canarana no dia 11 de outubro de 2003, junto a Câmara de Vereadores. Na abertura da assembléia o Sr. Orlando Roewer fez uma retrospectiva histórica do processo colonizatório acontecido no Brasil, destacando a importância da colonização de Canarana.
Passou-se então para a leitura e aprovação do Estatuto da Fundação. Em seguida foi realizada a escolha dos membros do Conselho Curador, ficando assim constituído: representantes das famílias pioneiras: Augusto Dunck, Olívio Scapini, Valdir Zeni, Edmar Ziech, Renata Vieira e Verena Oster; representantes das demais famílias de associados: Marilei Bier, Madelaine Stragliotto, Gabi Winck Ribeiro de Moura, Carlos Araújo, Anibaldo Pommer e Elemar Eberhart; representando a Igreja Católica: Guido Afonso Rauber; representanto a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil: Osmar Dieter; representando a família do colonizador Norberto Schwantes: Arlindo Schwantes; representando a família do colonizador Orlando Roewer: o próprio Orlando Roewer.
Os membros do Conselho Curador se reuniram no dia 13 de outubro de 2003 para a escolha da diretoria da Fundação que ficou assim constituída: Presidente: Augusto Dunck; vice-presidente: Anibaldo Pommer; Secretária: Madelaine Terezinha Stragliotto; superintendente: Marilei Bier; conselho fiscal titular: Verena Oster, Elemar Eberhardt e GabiWinck Ribeiro de Moura; suplentes do conselho fiscal: Olívio Scapini, Valdir Zeni e Carlos Gomes Araújo.
Para o encaminhamento da documentação da Fundação foram designados os Srs: Arlindo Schwantes, Orlando Roewer e Anibaldo Pommer. O trabalho de divulgação junto a imprensa ficou a cargo de Domingos Finato.
Após a criação da Fundação o Conselho Curador continuou se reunindo tendo como principal preocupação a construção de um espaço físico que pudesse abrigar a história de Canarana. Essa meta foi alcançada graças a uma verba federal de R$ 80.000,00 conseguida pela Deputada Federal Celcita Pinheiro a pedido dos Vereadores Ênio Haas e Mauro Mrojinski.
Com esse recurso e mais a contrapartida da Prefeitura Municipal o prédio próprio da Fundação Pró-Memória foi iniciado no dia 09 de fevereiro de 2004 e inaugurado no dia 26 de junho de 2004.
Agora com seu prédio próprio a diretoria e o Conselho Curador da Fundação continuaram fazendo suas reuniões na segunda segunda-feira de cada mês para dar continuidade ao trabalho de reunir o acervo histórico do Município. No mês de dezembro de 2004 o presidente Augusto Dunck esteve em Brasília e recebeu uma doação de fotografias, documentos e recortes de jornal da viúva do Colonizador Norberto, a Sra. Gertrudes Schwantes.
A partir do dia 03 de janeiro de 2005, a Fundação passou a contar com o trabalho do Sr. Domingos Finato, com expediente das 14:00 às 18:00 horas. Iniciou-se então a organização da exposição permanente de fotos, objetos e documentos e a confecção de quadros contendo a história e as principais fotos das famílias dos colonizadores. Durante alguns meses do ano 2005 foi apresentado um quadro semanal na TV Nova Xavantina denominado “Momento da História de Canarana”, uma coluna no jornal O Pioneiro denominada “Pagina da História de Canarana” e a exibição de fotos históricas de Canarana no site da VSP na Internet. A partir do mês de novembro de 2007 a Fundação Pró-Memória passou a apresentar um programa na Rádio Comunitária Vida Nova, todos os sábados das 07:00 às 08:00 horas da manhã. A partir de 2008 atuaram nos trabalhos e atendimento no Centro Histórico Daiana Genevro Magni, Sandra Mataran e atualmente Luana da Silva Trindade.
FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE CANARANA 
Rua Tenente Portela, 327 - Centro - Canarana, Mato Grosso, Brazil
CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO: Representantes dLaurindo Southier, Augusto Dunck e Eliseo Guerino Londero; Representantes de livre escolha dos associados: Carlos Araújo, Valdir Zeni, Francisco Dell’Osbel; Representante da igreja Católica: Domingos Finato; Representante da IECLB: Osmar Dieter. Representante do colonizador as famílias pioneiras: Norberto Schwantes: Onório Gnadt; Representante da família do colonizador Orlando Roewer: Orlando Roewer. DIRETORIA 2010/2011: Presidente: Augusto Dunck; Vice-presidente: Carlos Araújo; Secretário Domingos Finato; Superintendente: Osmar Dieter; Titulares do Conselho Fiscal: Francisco Dell’Osbel, Laurindo Southier e Eliseo Guerino Londero; Suplentes do Conselho Fiscal: Onório Gnadt e orlando Roewer.

ALGUMAS PEÇAS DO MUSEU DO CENTRO HISTÓRICO






Nenhum comentário:

Postar um comentário