13.3.17

HISTÓRIA DO BRASÃO DE CANARANA



   
         O Brasão do Município de Canarana, Mato Grosso, foi idealizado e desenhado no ano de 1989 pelo então vice-prefeito Guido Afonso Rauber, gestão que tinha como prefeito Darci Jesus Romio (1989 a 1992). Para aperfeiçoar o desenho, Guido contou com a colaboração do Assessor Legislativo Arlindo Schwantes e da 1ª Dama Ivete Vaniz Romio.
            A primeira vez que o Brasão de Canarana foi utilizado foi por ocasião da inauguração da Escola Estadual Norberto Schwantes em 19 de março de 1989, portunidade que esteve presente o então governador do Estado Carlos Bezerra.
            O Brasão possui o formato de cuia, numa alusão aos colonizadores vindos do Sul do País, cuja chegada iniciou no dia 14 de julho de 1972, por meio do projeto de colonização denominado Canarana I, viabilizado pela Coopercol (Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda). O projeto foi idealizado e liderado por Norberto Schwantes com assessoria técnica do Engenheiro Agrônomo Orlando Roewer.
            A cuia, que é utilizada para servir o chimarrão, bebida típica do Rio Grande do Sul, simboliza também a hospitalidade, a amizade e a convivência fraterna entre as pessoas que se reúnem nas chamadas rodas de chimarrão.
            Na parte superior o Brasão apresenta uma Coroa Mural forrada de amarelo cujas torres representam a sede do município onde se localiza a cidade de Canarana composta por casas residenciais, comerciais, industriais, prestadoras de serviços, órgãos públicos e entidades.
            Na parte interna o Brasão identifica o nome do Município, a sua economia com destaque a agropecuária, e um aperto de mão, simbolizando a população formada por migrantes de diversas partes do Brasil e do Mundo com traços culturais e étnicos diversificados.
            Na parte inferior o Brasão traz a frase: UNIDOS VENCEREMOS, traduzindo os valores e a filosofia que deve nortear a vida da população de Canarana.
            Cada morador do Município de Canarana é convidado a apertar a mão do seu semelhante, sem nenhuma espécie de discriminação, para uma convivência harmônica possibilitando que todos tenham a mesma oportunidade de aqui construir a sua vida e alcançar a felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário